Mensagem do Governador

amaral

Queridos Companheiros e Companheiras do Distrito 4600. É com grande satisfação, entusiasmo e responsabilidade que aceitei a indicação para governar o Distrito 4600 no ano rotário 2016/2017.

Chegou a hora!

Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela oportunidade que terei de prestar serviços humanitários às comunidades e ao Rotary International. O Rotary tem sua base, e sempre teve, em nossos valores: companheirismo, serviços humanitários, diversidade, integridade e liderança. São esses valores que nos definem como rotarianos.

Quando me associei ao Rotary, entendi que esses valores eram e são os objetivos da organização, que busca, acima de tudo: a cooperação e a paz entre as nações. A Paz Mundial não deve ser entendida apenas como ausência de guerras, mas sim paz no seu sentido mais amplo. Começando com a paz que devemos ter dentro de cada um de nós e da paz que podemos levar aos que dela necessitam, através de uma vida digna, de condições de crescimento pessoal, educacional e profissional.

Nenhuma pessoa terá paz se estiver doente, com fome, sem água, sem um lugar digno para morar, sem condições de trabalho e desenvolvimento pessoal.

Mais tarde aprendi que Rotary era muito mais que isso: Rotary é uma filosofia de vida!

E é com base nesta filosofia de vida que tenho trabalhado há mais de 23 anos como rotariano, sempre tendo em mente o nosso ideal maior que é: SERVIR A HUMANIDADE.

Este tem sido o alicerce e a principal finalidade do Rotary. Nenhuma outra organização está tão bem posicionada para fazer uma diferença real e positiva no mundo quanto a nossa. Nenhuma outra organização une, de forma tão eficaz, profissionais comprometidos e capazes, das mais diversas áreas, e possibilita que alcancem metas ambiciosas.

Nunca tive o objetivo e a pretensão de ser Governador do Distrito, pois liderar líderes não é uma tarefa fácil. Mas quando se é rotariano, ser governador é uma consequência do trabalho que desenvolvemos e não poderia recusar a indicação do meu Clube, da Comissão de Indicação do Governador e a confiança de todos os companheiros do Distrito 4600 para governar o distrito.

Tenho a consciência da imensa responsabilidade que nos aguarda, mas ao mesmo tempo, tenho a tranquilidade de que poderei contar com uma grande equipe de amigos e companheiros que nos ajudarão a cumprir esta nobre missão. Conto e convoco cada rotariano do Distrito 4600 a se engajar nessa jornada.

Temos metas desafiadoras a serem cumpridas neste ano Rotário. Tenho a confiança e a certeza de cada clube e cada companheiro não medirão esforços para atingirmos todas as metas que nos foi dada pelo Rotary International. Entendo que a administração do Rotary, do Distrito e dos Clubes deve ser de continuidade, de busca constante crescimento, de mudanças e de modernidade, tendo sempre como objetivo o crescimento da organização e o desenvolvimento das comunidades onde servimos.

É com base nesse entendimento que trabalharemos neste ano. Precisamos desenvolver o quadro associativo, dar apoio as novas gerações e teremos um grande desafio neste ano: terminar o trabalho da erradicação da Pólio da face da terra. Estamos quase lá, falta muito pouco e vamos trabalhar duro para que o fim da Pólio seja anunciado em breve.

Temos a chance de entrarmos para a história do Rotary com o fim da Pólio e seremos a gestão que comemorará os 100 anos da nossa querida Fundação Rotária. No final de sua vida, ao refletir sobre a jornada que o levou a fundar o Rotary, Paul Harris escreveu: Esforços individuais podem atender necessidades individuais, mas esforços conjuntos visam servir a humanidade. O poder dos esforços conjuntos é ilimitado.

Podemos imaginar os grandes feitos que Paul Harris teria esperado do Rotary. É nossa responsabilidade concretizá-los. Durante este ano teremos o privilégio de contarmos com um lema que sintetiza tudo aquilo que o Rotary tem feito nestes 111 anos de existência e é nosso privilégio continuar a tradição de colocar o Rotary a Serviço da Humanidade. Um grande abraço

Achiles Silva do Amaral – Governador 2016/2017